domingo, 11 de julho de 2010

Familia gimp

Plano de aula

Este é o link do plano de aula

INTRODUÇÃO À CIBERARTE I

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA-UAB-UNB

DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DA ARTE NA EDUCAÇÃO

CURSO: PEDAGOGIA

PROFESSOR: LÚCIO TELES

TUTORA: DENISE FETTER MOLD

ALUNOS: ADALBERON SILVA DOS SANTOS

ANA LÍBIA VENTORIM

TARCIANA FLÁVIA P. BOTELHO

WERIDIANA

1· TÍTULO: INTRODUÇÃO À CIBERARTE I

A partir dos anos 60 e 70, artistas de diversas linhagens começaram a quebrar os padrões estéticos vigentes. A globalização das Tecnologias de informação e comunicações que surgiu e tem sua face mais visível na internet que começou a ser usada no Brasil, em meados de 1989 e 1990, à rede mundial de computadores isso foi possível, graças aos acordos e protocolos entre diferentes entidades privadas da área de telecomunicações e governos no mundo. Isto permitiu um fluxo de troca de idéias e informações sem critérios na história da humanidade. Estes avanços tecnológicos impactaram nosso desenvolvimento cultural, social e psicológico.

Através da manipulação dessas novas tecnologias, emergem objetos artísticos que vão constituindo o que chamamos de ciberarte. Ciberarte é a arte que se produz com suporte digitais e se manifesta através da rede da Web. Cujos exemplos mais importantes são: a video-arte, o multimídia (CD-Rom), a robótica e esculturas virtuais (Marc Pauline e o SRL), a arte holográfica e informática (imagens de síntese, poesias visuais, Internet e suas Home Pages, arte ASCII, smileys, exposições virtuais), a realidade virtual e, obviamente, a dança, o teatro e a música tecno-eletrônica . A ciberarte é uma arte interativa, dentro do paradigma digital da civilização do virtual, além de proporcionar a releitura das obras de arte de uma forma inovadora.

De acordo com Domingues (2002), ciberarte foi o nome escolhido devido a sua especificidade, referindo-se ao uso das tecnologias computadorizadas para criação de ambientes interativos, usando a expressividade do ciberespaço, mas alguns utilizam o termo webarte, arte computacional, arte digital, e muitos outros nomes. A característica principal do ciberarte é a interatividade, segundo Lemos (1997), a interatividade é uma nova forma de interação técnica, de característica eletrônico-digital constituindo uma ação dialógica entre homem e técnica.

Publico alvo:

Alunos do 6º ao 9º do Ensino Fundamental

Como o professor introduz o tema em sala de aula:

O professor irá introduzir o tema através do data show, slides ou outros. Mostrando através de imagens a evolução da arte e sua transformação através da história. A arte contemporânea vem se construindo a partir das novas referências tecnológicos, que começou com a fotografia no final do século XIX, pondo fim a exclusividade das artes artesanais e o nascimento das artes tecnológicas. Nos meados dos anos 80 teve influência da tradição das artes computacionais, com sua modelação em 3D, a animação e a música computadorizada.

O material demonstrado em sala de aula deve conter se possível todas as áreas artísticas que as novas tecnologias são utilizadas: pintura, música, escultura, dança, cinema (vídeo-arte), entre outros.

Após a explanação dos conceitos e a evolução das tecnologias na arte, o professor poderá começar uma discussão sobre o tema e instigar os alunos a interagir falando de suas experiências ou não com a ciberarte.

Exercícios possíveis/ estratégias a serem feitos(a) na sala de aula:

4.1 Estratégia

- Utilização de ferramentas audiovisuais;

- Discussão sobre o tema;

- Atividade prática;

4.2 Materiais necessários

- Filmadora ou câmera fotográfica que contem este recurso;

- Figurinos de acordo com a demonstração de cada grupo;

- Som (Para a demonstração de dança);

- Material para pintura, escultura e colagens.

4.3 Atividades a serem realizadas:

1. O professor separará a turma em grupos, e cada grupo será responsável de representar um tipo de arte: pintura, dança regionais ou não, teatro, escultura de sucatas, entre outras, o professor separará de acordo com o número de grupos existentes em sala de aula.

2. Depois o professor ou um aluno irá filmar cada grupo realizando as suas apresentações.

3. Junto com os alunos, o professor irá fazer o vídeo clipe, selecionando as melhores imagens.

4. Postará no youtube a filmagem da turma.

4.4 Objetivos

- Estimular as expressões artísticas e o desenvolvimento (Pois cada grupo criará o que irá apresentar), cabe ao professor somente mediar o grupo;

- Mostrar que a ciberarte é uma arte interativa híbrida (do espaço físico e do ciberespaço, do tempo individual e do tempo real, do orgânico e do inorgânico);

- Trabalhar a transiarte (trabalha o processo de transição artística coletiva entre os espaços presenciais da arte popular e de grupo e os espaços virtuais da ciberarte);

Conclusão:

O tema ciberarte é instigante e impossível de ser fechado em conceitos tradicionais. Cresce e se move com a mesma naturalidade que faz adeptos das tecnologias. Novas versões e ferramentas que ligadas intimamente às ciências, traz possibilidades surpreendentes dada a velocidade e renovação dos que recursos tecnológicos surgem e se transformam.

A ciberarte é complexa e mutável pelos laços criados com a engenharia, com as ciências da computação, comunicação, ciências sociais entre outras.

E com essa dinâmica onde todo saber complexo é partilhado, não havendo fragmentação dos saberes a webart se junta e atende às idéias de Edgar Morin, que entende o mundo com olhos transdisciplinares. E o produto dessas interações, vai além da imaginação, ultrapassando os limites da arte, do belo e do bom.

Então, apresentar aulas dinâmicas em que a arte e outros saberes se misturam vem ao encontro da promoção do conhecimento, da criatividade, favorecendo o potencial criador de cada aluno para que esse potencial se manifeste , alastre pelo mundo, na mesma velocidade em que mudam as tecnologias, trazendo evolução, beleza e mudanças.

Referências:

Arte Eletrônica e Cibercultura. Disponível em: http://www.facom.ufba.br/pesq/cyber/lemos/arte.html.Acesso em:19/05/2010.

Disponível em: http://www.diaadia.pr.gov.br/det/arquivos/File/Profuncionario/Evento%2022%20a%2025/audiovisuaislucioteles.pdf. Acesso em: 16/05/2010.

Disponível em:http://galaxy.intercom.org.br:8180/dspace/bitstream/1904/17118/1/R1255-1.pdf. Acesso em: 10/05/2010.

Disponível em:http://pt.wikipedia.org/wiki/Arte_eletr%C3%B4nica. Acesso em: 16/05/2010.

Disponível em: http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:Kbo7K4_JckEJ:d.yimg.com/kq/groups/23010933/160363535/name/arquivo_PROEJA_REMI.doc+ciberarte+para+alunos&cd=20&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br. Acesso em: 19/05/2010.